quinta-feira, 8 de setembro de 2016

"Turistando" em Oxford!

Desta vez, não quis deixar a oportunidade de visitar uma dessas famosas cidades universitárias ao redor de Londres onde a realeza/nobreza estuda(ra)m. Mas a minha maior indecisão era saber: qual? Cambridge? Oxford?

E a minha escolha recaiu na última...afinal, onde existem viagens de autocarro a 1 libra, a partir do centro de Londres??? Podia até ser uma low cost rodoviária (os bancos são apertados e pouco confortáveis, especialmente para longas distâncias) e uns horários manhosos, mas...





Mas, que afinal não chegou a acontecer!

E, senão fui de Megabus para Oxford acabei por ir à mesma nesta companhia rodoviária (que até foi bem confortável) mas para o País de Gales, ter com a minha amiga aí residente [por falar nisso, aí vai o meu beijinho de rápidas melhoras, querida Sol].

E, no dia seguinte fomos para Oxford mas no carro dela, após um belo almoço vegetariano no The Greyhound, no trajecto!




Após encontrarmos um local de estacionamento (pago) fizemos quase uma "maratona" de duas horas pelo centro histórico da cidade!












Esta é muito compacta e facilmente se pode andar a pé ou de bicicleta, embora, na realidade, Oxford seja um conjunto de mais de três dezenas de colégios, serviços e alojamentos espalhados e situados junto às margens do rio Tâmisa e possua a mais antiga universidade inglesa, considerada como uma das dez melhores universidades do mundo!




Recheada de história, Oxford foi sede da corte do rei Charles I, aquando da guerra civil no século XVII!




Além disso, muitas personalidades importantes, nomeadamente ganhadores de prémios Nobel e primeiros-ministros ali estudaram!










Os edificios- autênticos palacetes- são autênticos cenários cinematográficos, pelo que não é de estranhar que um dos seus colégios (Christchurch college) tenha sido utilizado em filmes do Harry Potter!








O seu cartão postal é a famosa biblioteca Bodleiana, uma das bibliotecas mais antigas da europa, inaugurada em 1602, sendo uma referência mundial a nível bibliotecário com mais de 12 milhões de itens e de registo de autores.




Como seria bom estudar ali, não [só com aquele "clima", eu tornar-me-ia um "génio"...hehe]?!

4 comentários:

  1. Mesmo bonito Oxford :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Magnífico! Ter a oportunidade de ver tudo isso de perto deve ser mesmo fascinante *.*

    ResponderEliminar
  3. Ando com imensa vontade de voltar a Inglaterra, e um dos sítios que quero conhecer é Oxford. Se quiseres acompanhar um pouco mais das minhas viagens, agora também estou no facebook :)
    https://www.facebook.com/sempreentreviagens/

    ResponderEliminar