sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Na torre de Belém!




Belém! Numa manhã acinzentada de um domingo do mês de Abril fomos a uma das zonas que mais gosto de visitar em Lisboa: Belém! Será por causa da espetacular arquitetura de alguns dos seus monumentos? Será por causa do brilho azulado da água à beira Tejo plantado? Ou será por causa dos seus magníficos pastéis?

Nem sei...

Anteriormente, já lá estivemos a visitar o padrão dos descobrimentos, o mosteiro dos Jerónimos e o museu da arqueologia. Mas desta vez, vamos ver apenas o interior da Torre de Belém!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dublin em 24 horas! (Parte 2)



Com 65 metros de comprimento no salão principal (vista parcial na foto acima), cinco milhões de volumes impressos, incluindo duzentos mil textos antigos, trata-se da maior biblioteca na Irlanda: a biblioteca de Trinity College (universidade fundada em 1592) e conta com excecionais raridades como o manuscrito da proclamação da República da Irlanda, a harpa mais antiga de toda a Irlanda (e a única bandeira do mundo a possui-la)  e o Book of Kells, um dos mais importantes manuscritos evangélicos, produzidos entre os século VI-IX.

Esta(va)mos, agora, no sudeste de Dublin, o coração artístico e intelectual desta jovial cidade!

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Dublin em 24 horas! (Parte 1)

Últimos dois dias de férias e estávamos nós, agora, em Dublin, na capital da República da Irlanda! E, francamente, como as minhas expetativas sobre esta cidade eram baixas, muito baixas (comparando com cidades como a luminosa Lisboa, a exótica Istambul, a animada Barcelona, a grandiosa Paris, a majestosa Londres, a deliciosa Bruxelas ou até mesmo a irreverente Amesterdão), reservei apenas 24 horas para a conhecermos e não é,  que até nos surpreendeu!

Na ponte O' Connell (rio Liffey)

domingo, 17 de agosto de 2014

Kilkenny, uma das cidades mais bonitas da Irlanda!

Recheada de históricos e pitorescos edifícios achei Kilkenny uma das cidades mais bonitas da República da Irlanda! Situado junto ao  rio Nore, visitamos o seu castelo, uma das fortalezas mais antigas do país, conhecida durante o século XIII por ter servido de local de reuniões do parlamento inglês.

Além disso, nesta adorável e fofíssima cidade, aproveitamos ainda para relaxar num dos melhores hotéis da região...





quinta-feira, 7 de agosto de 2014

"The Jameson Experience" (Midleton)



Qualquer viagem que se preze à Irlanda (ou Escócia!) tem que existir uma experiência do tipo: visita/degustação às caves de uma das bebidas mais famosas do país, neste caso: o whiskey, com diferenças distintas na sua produção (consoante o país de origem)!

E, apesar desta visita não ter sido feita na capital, idealizada inicialmente, foi a poucos quilómetros de Cork, em Midleton, que existe esta antiga destilaria e também a fábrica "real" (essa não visitável) da Jameson, local de produção do whiskey irlandês mais vendido no mundo!