sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Passeio por Buda 4!

O último post sobre o lado Buda, desta vez: a galeria nacional húngara (ou a Magyar Nemzeti galeria)!

Instalada em quatro alas do palácio real (edifício erguido na idade média), nesta galeria, estão reunidas importantes obras de arte húngara (somando mais de cem mil objetos de arte), entre as quais se incluem opulentos retábulos dourados [os mais bonitos que vi até hoje]. Pena, pena mesmo foi não termos conseguido subir até à cúpula, fechada nas estações outono-inverno!



A importante galeria nacional alberga a maior coleção pública de obras de arte que retratam a história das artes plásticas da Hungria, sendo consideradas as obras de arte húngara mais aclamadas e valiosas a nível mundial.


O palácio real, no fundo, atrás da ponte das correntes e suas cores outonais 


As coleções separadas pelas diferentes épocas, que variam desde o século XV até ao século XX (interrompida durante século e meio devido à ocupação turca), estão nos diferentes pisos. Apesar de já terem estado exibidas anteriormente noutros museus da cidade (como o museu nacional já descrito anteriormente), estas coleções passaram para este museu inaugurado há décadas atrás, após a reconstrução deste palácio (outrora um dos mais esplendidos da europa), totalmente destruído, depois da segunda guerra mundial.



Um enorme quadro de Benazúr Gyula de 1686 dá-nos as boas vindas e subimos até ao primeiro andar (depois de termos comprado os bilhetes inclusivamente o da permissão de fotos)!


"A recaptura do castelo de Buda"


Muitos, muitos quadros adiante...


"Sermão na montanha" de Ferenczy Károly (1896-97)

" Piquenique em Maio" de Szinyei Merse (1873)

" Pastor e camponesa" de Iványi Grünwald (1892)

" A despedida" de Kiss Bálint (1846) [O meu favorito!]

" Ciúmes" de Margitay Tihamér (1892)

"Colheita da maça" de Karcsay Lajos (1885)

"O batismo de Vajik, o futuro rei Stephen I" de Benczúr Gyula (1875)


E depois eis que nos aparece uma exposição de impressionantes retábulos góticos com influencias renascentistas, expostos no salão do trono um dos pontos chave desta galeria!







Apesar de 90% desta galeria ser constituída por pinturas existem algumas esculturas. Continuamos a visita com algumas esculturas e pinturas de artistas Austríacos, durante o domínio dos Habsburgos!


Escultura de Perseus por Stróbl (1878-99)










E depois chegamos ao terceiro piso! Confesso que uma das razões para querer visitar este museu era mesmo ver o interior da cúpula (pensava eu que devia ser majestosa, brilhante e adornada) mas para (meu) desgosto: sem grande graça (é de realçar que a totalidade deste edifício foi destruído e bombardeado na guerra mas depois renovado apenas por fora no estilo original).




E com estas vistas fantásticas nos despedimos de Buda! Ficamos ali a assistir ao anoitecer (e cá com um frio mas que não nos dissuadiram, de antes, tirarmos uma dúzia de fotos) e bora, vamos lá agora voltar para Peste!






2 comentários:

  1. Olá Marta. Volto outro dia para "devorar" todos os posts sobre Budapeste. Hoje passei apenas para lhe desejar o mais doce dos Natais, com toda a família reunida. E porque Natal é também tempo de agradecer, aproveito para dizer "obrigada" pela sua amável presença n'O Berço ao longo do ano.
    Beijinhos desde Luanda
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar