sábado, 13 de setembro de 2014

No norte de Portugal 4! (Porto)

Relembrando a viagem feita ao norte, há anos atrás...vamos, agora,  para o Porto, a capital do norte de Portugal! E dessa vez, tive sorte, muita sorte com o tempo, já que das outras vezes (enquanto universitária e em formação/trabalho) sempre apanhei a Invicta envolvida na sua neblina matinal.  Desta vez o dia, a primeira vez do meu marido na capital do condado portucalense (e que mais tarde até deu o nome ao país) foi de sol, muito sol, tanto que até consegui andar de manga curta no final de Outubro!




Por causa das desventuras nos dias anteriores (muita chuva no Gerês e Braga) acabamos por dormir num Íbis em Vila Nova de Gaia, a cidade vizinha do Porto (nessa altura que tanto falta nos fazia um telemóvel com net e o site da Booking)! Mas no dia seguinte fomos privilegiados com um dia lindo de sol, pelo que aproveitamos para curtir bem cedo a cidade!




Depois de estacionarmos perto do mercado do Bolhão começamos o nosso roteiro, bem  no centro, a admirar a principal avenida da cidade: a avenida dos Aliados com os seus majestosos edifícios de granito, tal como a câmara municipal, no fundo, decorada com uma dúzia de esculturas e a torre central com 70 metros de altura.




Encontramos depois a Torre dos Clérigos, o cartão postal da cidade! Esta bonita torre barroca do século XVIII tem 75 metros de altura, seis andares e apresenta uma escada, em espiral, com 240 degraus, tendo sido o edifício mais alto no país quando foi finalizado em 1763 (e posso-vos dizer que as vistas são fantásticas sobre a cidade)!




De seguida, fomos até aos jardins do pavilhão de desportos Rosa Mota (ou "Palácio de Cristal", designado erroneamente, já que este pavilhão foi substituir o verdadeiro "palácio de cristal", um enorme edifício feito de granito, ferro e vidro, inspirado num modelo londrino, inaugurado pelo rei D. Luís, que acolheu várias exposições desde 1865 mas destruído em 1951!) com uma vista deslumbrante sobre o rio Douro que a-do-rei (ver primeira foto)!






Após o almoço (com uma "francesinha", só podia: uma sanduíche típica do Porto constituída por linguiça, salsicha, fiambre e bife de vaca, coberta com queijo derretido, servida com molho de tomate, cerveja e piri-piri, acompanhada ou não com batatas fritas) fomos...






...até ao cais, onde fizemos um curto passeio de barco para vermos as várias pontes: D. Luís (1886),  D. Maria Pia (1877, inativa), do Freixo (1995), Infante (2003) e Arrábida (1963), antes do regresso a Lisboa!


Cais e Ponte D. Luís






Ponte D. Maria Pia e (atrás) a ponte do Freixo


Ponte do Infante

Ponte da Arrábida



13 comentários:

  1. Que ligar lindo, fiquei com vontade de conhecer! Aliás, não conheço Portugal, apenas passei uma noite em Lisboa em junho agora e passeei um pouco pelo bairro do Chiado, mas só. Beijos
    www.viagensebeleza.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Portugal é um país fascinante com muitos locais para serem descobertos. Beijinhos.

      Eliminar
  2. Fico feliz de ver a minha cidade tão bem retratada neste teu post! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Traveling! Em também gosto muito do Porto! Beijinhos.

      Eliminar
  3. Descobri o Porto recentemente, mas adorei Marta! é de facto uma cidade que merece ser descoberta pelos portugueses! acho que muitos tem uma ideia errada, e que iriam adorar a cidade! Então a zona da Ribeira é lindíssima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Eu, também, adoro a zona da Ribeira! Beijinhos.

      Eliminar
  4. Marta,

    Eu fui 1 vez a Lisboa e 2 vezes ao Porto, tenho um carinho especial por essa cidade que acho linda, saudades do Porto!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, viajar é fantástico, quando respiramos um novo clima com diferentes paisagens, sentimos-nos em liberdade. Conheço Portugal, cada região é encantadora.
    AG

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Visitei muitas vezes o Porto e gosto, mas nunca com os olhos de turista... Daí o seu post ser interessante. Agora, eu sou sulista 200%, e para mim o Norte começa em Loures... a partir daí é tudo Norte e só desejo voltar para o Sul !

    ResponderEliminar
  7. A minha linda cidade! :)

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oi Marta, tudo bem?
    Estou indo para Porto em abril, previ 5 dias. sera que dah para fazer bate e volta (de trem/comboio) para alguma outra cidade da região? Pensei em Braga ou Guimarães, você acha que é possivel e que seria interessante ou melhor me concentrar na cidade de Porto mesmo?
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Milena,

      Com 5 dias acho que você deveria fazer um bate e volta de comboio de um dia para Guimarães (o berço da nacionalidade de Portugal) ou dois dias para Braga (gosto muito da arquitetura dos seus edifícios e das suas mil e uma igrejas), de acordo com as suas preferências, uma vez que 3 dias (pelo menos para mim) são suficientes para conhecer o Porto. Beijinho.

      Eliminar