terça-feira, 9 de setembro de 2014

No melhor miradouro de Lisboa?!

Uma (entre muitas) das vantagens de se ter um blog são as opiniões e dicas valiosas que alguns seguidores dão, quando se publica algo sobre um determinado local. Por isso, depois de publicar o post "Passeio por Lisboa 2" recebi uma dica importante da minha querida Tânia Barreira, a quem agradeço, do blog: http://umolharviajante.blogspot.pt/  para visitar o melhor miradouro de Lisboa, na sua opinião.

E, realmente, não é que tinha razão! Vamos, vamos lá, agora, dar mais voltinha a Lisboa e conhecer este bonito miradouro: o miradouro da Nossa Senhora do Monte!




Após a subida no elétrico 28 até ao Largo das Portas do Sol vou até perto do castelo S. Jorge onde encontro estes bonitos (e críticos!) grafitis representativos da cidade e...






...depois até ao Café da Garagem [também com o nome de Teatro Taborda, é uma espécie de restaurante/café/bar com uma bela vista de varanda sobre o miradouro de Sophia de Mello Andersen e mouraria; onde por vezes, também, são exibidas peças de teatro], infelizmente fechado nesse período da manhã.


Igreja da Graça



E, (alegremente) perdida, peço indicações aos locais que me mandam percorrer a igreja da Graça e mais tarde, encontro a capela da nossa Senhora do Monte!




Capela essa, localizada na Graça e reconstruída no lugar de uma antiga ermida do século XII em 1796, após a sua destruição no terramoto de 1755. Bem na sua frente, encontra-se o miradouro da Nossa Senhora do Monte!

E as vistas, ai as vistas, meu Deus: como são lindas! Sobre quase toda a cidade, admiro as muralhas do castelo de S. Jorge, o estuário do rio Tejo, o Martim Moniz, a baixa de Lisboa, o Bairro Alto, o parque florestal de Monsanto, a ponte 25 de Abril e até o Cristo Rei, já na margem sul, em Almada!








Aproveitei, ainda, para tirar umas parvas de uma selfies e depois de ter visto que a moda dos cadeados (dos casais apaixonados) também já começou por aqui, desci pelas sinuosas ruas até ao Martim Moniz, a chinatown da capital!

E, apesar das dificuldades que tive em encontra-lo (sei agora que o ponto mais próximo deste miradouro, no elétrico 28 é na rua da Graça), achei que este é também o melhor miradouro da cidade de Lisboa, apesar de ser um dos menos frequentados e menos conhecidos [principalmente dos turistas]!

E você já o conhecia? Se sim, também partilha da minha opinião (e a da Tânia)?

6 comentários:

  1. Vivi ao fundo da Calçada do Monte até há 4 anos atrás e a Senhora do Monte sempre foi o meu local predilecto. Sem dúvida a melhor vista sobre a cidade de Lisboa. É lindo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "licenciada"! Obrigada pelo teu comentário no meu blog (e é tão bom ouvir a opinião de uma residente na capital).

      Eliminar
  2. Sou lisboeta de gema... mas nunca fui a tal local... OOOppppsss que vergonha. Ainda bem que o trouxe aqui, gastou as suas pernas e eu... poupei as minhas ! Boa nota !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha! Ainda bem que "descobriu" o local nem que tenha sido virtualmente. Abraço.

      Eliminar
  3. Marta, Eu acho o nosso país lindissimo! Adoro-o descobri-lo, e ir explorando os seus cantos e recantos que me surpreendem e me apaixonam como este Miradouro! Actualmente o principal motivo porque mantenho o meu blog é mesmo esse! não quero estar a "espetar na cara de ninguém as viagens que faço", quero poder ajudar, dar dicas e ajudar turistas estrangeiros, nacionais ou locais (sim porque acredito que podemos ser turistas na nossa própria cidade), e conseguir com que mais pessoas vejam a beleza que este País, este mundo, esta vida têm!
    Ter gostado da minha dica, te-la seguido, gostado e ainda por cima partilhar aqui no blog é um sonho tornado realizado! é esse e só esse o objectivo que quero, poder proporcionar o bom momento que acredito que tenha tido quando descobriu este espectacular lugar!

    MUITO, MAS MUITO OBRIGADA por ter seguido a minha dica e por me ter referido! :)

    PS: a que for visitar ou revisitar, tentem ir no fim do dia/inicio do pôr do sol! vale a pena!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Tânia! E sempre que puder vou visitar o seu blog para espreitar mais algumas dicas. Bem haja! Beijinhos.

      Eliminar