domingo, 1 de junho de 2014

À descoberta de Galway!

À primeira vista parecia, apenas, mais uma cidade sem grandes atrativos mas à medida que nos fomos aproximando vimos que Galway (ou Gaillimh em gaélico) é uma animada cidade universitária, cujo centro (e vida!) se situa nas margens do rio Corrib, que desce do enorme lago (ou lough) desse mesmo nome!

Apesar de termos lá ficado pouco tempo por causa de algumas opções (e contratempos!) vimos algumas das suas atrações, entre as quais se inclui esta bonita e jovem (1965) catedral feita de calcário e mármore da região, dedicada a Nossa Senhora da Assunção e São Nicolau!




Ao fim de três horas de voo chegamos ao aeroporto de Dublin! Tempo nublado...e frio (será que iria continuar assim nos próximos dias?)! Cansadíssimos já que Galway estava a mais de 200 quilómetros de distância, paramos numa bomba de gasolina onde comemos umas sandes e algum tempo, depois, andávamos meio perdidos num vilarejo qualquer (ainda bem que tínhamos GPS, imaginem só se não tivéssemos...hehe). Contudo, a simpatia de um velhote que nos acenou felicíssimo (talvez por não ser usual ver por ali pessoas) valeu-nos o momento!

Assim como nos dias seguintes! Nunca encontrei pessoas na europa tão simpáticas e acolhedoras como aqui na Irlanda! Encontramos pessoas que nos tentaram ajudar sem nós pedirmos, que tentaram falar em português (no aeroporto!), que mostravam um sorriso assim que dizíamos que eramos do algarve (porque já tinham cá estado ou "queriam" vir na nossa bagagem...haha) e até presenciei uma senhora que saiu da "caixa" de propósito só para mostrar um produto que já tinha estado bem na frente dos meus olhos...enfim, pequenas coisas mas que fizeram toda a diferença nesta viagem!
Finalmente, chegamos ao hotel Flannery's (Dublin Road), em Galway! Quarto espaçoso, limpo, agradável e o mais económico de toda a nossa jornada (49€ por noite, em quarto duplo com casa de banho privativa, s/pequeno almoço mas estacionamento gratuito, a três quilómetros do centro)!





Depois de confortavelmente instalados demos uma volta na cidade, esta muito compacta e onde se pode passear facilmente a pé! Vimos imensa propaganda política (as eleições europeias, neste país, foram no dia 23) colocada nos postes e depois algumas filas de trânsito à entrada/saída da parte central. Até aí, nada de cativante, mas depois passamos pelo Lough Atalia onde vimos estas bonitinhas casinhas com campos verdejantes à volta...




...e depois bonitos edifícios pitorescos como este (foto seguinte), qual casinhas de bonecas, acinzentadas igrejas (e até um cemitério)...








...e uma larga rua com Bed & Breakfast de ambos os lados (nunca tinha visto tantos BB juntos; dizem que é o país com os melhores alojamentos deste género)!




E depois passamos pela Eyre Square, uma praça com distintos edifícios do século XIX! A noroeste da mesma, a entrada de um palacete (Browne Doorway) do século XVII e ao lado uma fonte decorada com uma escultura de uma embarcação tradicional de pesca (os pucans eram utilizados no transporte de gado, turfa e cerveja e estão representados nas armas da cidade)!




Fomos, então, pelas várias principais ruas do movimentado Latin Quarter onde vimos o Lynch's Castle, agora um banco, a maior casa do século XVI! Numa rua lateral vemos o Collegiate Church of St. Nicholas, uma igreja fundada no século XIV, aumentada nos dois séculos seguintes mas danificada posteriormente, inclusivamente até serviu de estábulo, durante o período de Cromwell (militar inglês que após a morte do rei, dissolveu o parlamento em 1653 e tomou o controle do estado, tendo sido o  responsável pelo quase genocídio dos católicos na Escócia e Irlanda), tendo sido reconstruída depois.

A norte de Galway passamos por uma das pontes sobre o rio Corrib (conhecido pela sua riqueza de salmões selvagens, de junho a setembro, numa das principais rotas de acesso ao lago Corrib) onde vimos a Salmon Weir Bridge, até chegarmos à majestosa catedral de São Nicolau (primeira foto; por motivos de serviço religioso não visitamos o seu interior)!




Depois, cansadíssimos, no final do primeiro dia, voltamos para o hotel onde acabamos por jantar e ver a derrota injusta do Benfica, na final da Liga Europa, contra o Sevilha, em Turim (e arrependidíssimos de não termos ido para Itália)!


No dia seguinte, quase por um triz, não conseguíamos jantar decentemente uma vez que chegamos tardiamente (não era assim tão tarde, eram apenas 20.50H, tardio para os padrões irlandeses) mas isso é assunto para um próximo post!

Mas conseguimos e jantamos, muito bem, num restaurante em Latin Quarter: The King's Head, um pub/restaurante com oito séculos de história, onde degustamos deliciosas sopa de cogumelos e de peixe, seguido de uma dúzia de ostras bem frescas, acompanhado de salada, pão preto, manteiga, cidra e cerveja!





Acabamos a noite, junto ao rio, vendo a juventude divertir-se (puxa, como estou ficando "cota"...hehe) e ao pé do Spanish Arch, construído na segunda metade do século XVI para proteger o porto que ficava fora, nessa época, das muralhas da cidade onde os comerciantes espanhóis descarregavam as mercadorias dos seus barcos!







Sinto que faltou ainda muito de Galway para ver e experimentar, especialmente os festivais nos finais de Julho e Setembro!



Como hoje é o "dia internacional da criança" aproveito para desejar um feliz dia a todas as crianças, especialmente ao meu mui adorado afilhado! Uma grande beijoca, para ti, meu lindo!

2 comentários:

  1. Oi Marta! Quando voltares cá, apita para bebermos um café! É que eu estou a viver aqui já há dois anos. Contata-me pelo Face. Beijinhos! Magui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magui,

      E eu que nem sabia que estavas a viver e a trabalhar fora do algarve, quanto mais na Irlanda e logo em Galway! Beijinhos.

      Eliminar