sábado, 15 de março de 2014

Passeio por Lisboa 2!

Entre jantares, viagens a Faro e aulas de dança, nas últimas duas semanas (sim, voltei novamente às minhas antigas paixões: zumba, quizomba e salsa...uau!), regressemos novamente à capital!



Novo passeio por Lisboa se avizinha, agora, no "ar"! Depois de termos estado na "alta" e na "baixa" da cidade, no post anterior, vamos agora visitar duas das suas mais antigas atrações: a sua principal igreja: a e o seu imponente e majestoso castelo: o Castelo de S. Jorge!

A igreja de Santa Maria Maior, também designada como ""  é a sede do patriarcado de Lisboa (Sedes Episcopalis) e um dos "cartões postais" da cidade (juntamente com o seu característico elétrico amarelo).




Mandada construir, após a tomada aos mouros, por D. Afonso Henriques, no século XII, no lugar de uma antiga mesquita, esta igreja de vários estilos arquitetónicos apresenta um interior opulento (embora, bem mais simples do que estava à espera, a comparar com a sua fachada românica e com a igreja do post anterior).






Depois, a pé, subimos (para mim) até ao melhor miradouro de Lisboa: o Castelo de S. Jorge, um castelo dedicado ao santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas, com mais de vinte séculos de história.








Anteriormente, ocupado e conquistado por vários povos ao longo dos vários séculos, foi parar nas mãos dos muçulmanos no século VIII.

A fortificação era constituída pela alcáçova de planta quadrangular com 60 metros de lado, no alto da colina defendido por robustas e largas muralhas.






Após a conquista aos mouros, Lisboa tornou-se a capital do reino e o castelo serviu de residência real, local de espetáculos, prisão e até quartel general, nos séculos seguintes. Atualmente, é um dos monumentos mais visitados dos turistas (pago mas gratuito para os moradores de Lisboa).





Acabamos a tarde a debicar uns maravilhosos pastéis de nata e bebidas frescas bem perto do castelo, no estabelecimento: The world needs nata.


No dia seguinte, após o almoço na casa de uns amigos na Moita (não sem antes termos comprado sapatilhas e roupas desportivas novas no outlet mais próximo), fomos dar um belo passeio até à praia do rosário, antes de jantarmos e dormirmos na casa dos meus primos em Grândola!







Ah! E já agora dedico este post a uma pessoa muito especial e que muito me tem ajudado há mais de uma década. Felicidades e a continuação de um excelente percurso profissional e pessoal, são os meus votos, J.S, para nunca deixares de ser a pessoa que és!

9 comentários:

  1. Marta,
    já visitou o Miradouro da Senhora do Monte?
    http://umolharviajante.blogspot.pt/search?q=Miradouro+da+Senhora+do+Monte

    Acho que vai gostar!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Não, não conheço. Mas vou já investigar. Beijinhos (e obrigada).

      Eliminar
    2. Tens de conhecer. É a vista mais bonita sobre a cidade ( na minha opinião).

      Eliminar
    3. Desta vez, já conheci este bonito miradouro. É realmente a vista mais bonita sobre Lisboa. Recomendo!

      Eliminar
  2. Nada melhor que passear por Lisboa, é impossível nã ficar encantado com a beleza da capital :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,

      Concordo completamente consigo. Vou ler agora um pouco do seu blog. Abs.

      Eliminar
  3. Querida Marta, adorei este teu roteiro de fim de semana, tão bem ilustrado e informativo. :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar