terça-feira, 2 de abril de 2013

Em Mérida, capital da Extremadura (Espanha) (parte 1)



Sabem aquelas cidades que sempre desejamos (já) ter conhecido e fazemos imensos planos para visita-las? Pois...decididamente esta não é uma dessas, pois se eu nem sequer sabia da sua existência até há duas semanas atrás, embora na realidade seja uma interessante cidade, património mundial desde 1993.

Apresento-vos, agora, Mérida!
No domingo de ramos (uma semana antes da Páscoa, dia 24 de Março), apesar do fim de semana chuvoso (e tem chovido a "cântaros" nos últimos meses) decidimos à última hora que íamos visitar Mérida e percorrer mais de 800 km num só dia (mas segundo o provérbio popular: "quem corre por gosto não cansa")!

Emerita Augusta, atual Mérida, foi uma antiga colónia estabelecida em 25 d.C pelos Romanos, para gratificar os veteranos das guerras, contra os anteriores povos que habitavam a península ibérica. Local de defesa do rio Guadiana e capital da Lusitânia (parte da Espanha e Portugal desde o sul até ao rio Douro) foi uma das cidades mais importantes e prósperas da península ibérica.

Posteriormente, foi conquistada pelos visigodos e mais tarde pelos muçulmanos que lhe alteraram o nome para Márida.

Após o razoável almoço na plaza de España fomos fazer um prazeroso e agradável passeio a pé pelas ruas da cidade até chegar à ponte romana, uma ponte com 2000 anos de história, constituída por 60 arcos e quase 800 metros de comprimento, sendo a mais longa ponte deste tipo da península ibérica.


 A ponte Lusitânia (no fundo, a branco) e a ponte romana (no centro)







Junto à ponte romana sobre o rio Guadiana ergue-se o alcazaba, o segundo monumento visitado por nós. Trata-se de um recinto militar da época muçulmana do século IX e é a alcáçova mais antiga do território de al-Andalus, tendo servido de residência aos governantes da cidade e respetivas tropas.


Com vista para o rio Guadiana

Interior da alcáçova

Com 130 metros de largura, podem aqui ser vistas uma das entradas principais e parte da muralha da cidade enquanto romana, reforçada na época visigoda assim como habitações romanas e até uma cisterna islâmica.






Após a reconquista dos cristãos foi também aqui construído um convento doado à ordem de Santiago, local que serve atualmente à presidência da Extremadura.


E deambulando pela cidade eis que encontramos os maiores testemunhos romanos existentes nesta cidade. Veja quais, no próximo capítulo!



Sem comentários:

Enviar um comentário