sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Istambul I: na passagem entre a Ásia e a Europa!

E se eu me estava a queixar do tempo em Ankara, nesse dia, no dia seguinte foi muito pior. Continuou a chover enquanto passavamos pelas montanhas de Bolu e depois ocorreu uma valente trovoada quando passavamos da Ásia para a Europa. Até parecia que todos aqueles relâmpagos nos estavam a dar as boas vindas, na chegada a uma das cidades mais fascinantes e distintas que conheci até hoje: Istambul!

Esta cidade divide-se em duas partes com o estreito do Bósforo a ligar o mar de Mármara com o Mar Negro (que se devia chamar Mar do Norte, mas já existia um com esse nome) e é a única cidade do mundo a ocupar dois continentes. O centro da parte Europeia da cidade está também dividida pelo estuário designado como "Corno de Ouro".  As montanhas mais altas estão situadas na zona Asiática.


Ponte de Bósforo (separa os dois continentes)

A cidade foi desde, tempos imemóriais, local de importantes trocas comerciais entre o oriente e ocidente devido à sua importante localização geográfica. Foram encontrados vestígios arqueológicos anteriores a 6000 a.C e teve como primeiro nome "Bizâncio", depois "Constantinopla" no tempo dos Romanos e depois o actual nome de "Istambul".

Depois do almoço, num restaurante em frente ao Bósforo, que consistiu em algumas boas mezzes (entradas) e o tradicional folhado de queijo, fomos fazer um cruzeiro (a chuva acalmou um pouco nesse período) onde foi possível ver todos aqueles grandiosos palácios à beira mar plantados...


Palácio Beylerbevi

Palácio de Çiragan

Palácio Dolmabahçe


...as casas sofisticadas e majestosas construídas em madeira...












...as muralhas dos fortes e castelos que permitiram a defesa dos vários impérios durante séculos, as numerosas mesquitas, os bonitos hotéis, as várias pontes e até um submarino.



Mesquita Dolmabahçe

Mesquita Nova

Mesquita Ortaköy

Por causa da chuva (e devido aos muitos engarrafamentos desta caótica cidade), fomos para uma loja de peles onde estivemos a assistir a um desfile de casacos de peles e a beber chá de maçã (o tradicional chay). Inclusivemente até alguns dos elementos do grupo desfilaram, tal como o meu marido, que apesar de coxo desfilou com peles de troglodita, o que causou uma gargalhada geral no público (hahaha).

E depois ficamos hospedados no melhor hotel de toda a viagem: o Hotel Ramada Plaza, onde nos atribuiram uma suite com uma grande cama de casal, sala de estar com sofás e LCD, secretária, cozinha, duas casas de banho em mármore, tendo uma delas uma grande banheira com hidromassagem, onde me deliciei com um grande banho de espuma no final do dia, tudo porque não haviam mais quartos simples disponíveis (hahaha). 



Sem comentários:

Enviar um comentário