segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Circuito na Turquia Mágica

Há um ano atrás (aliás, há um ano atrás já estavamos na viagem de regresso), andavam alguns Portugueses (o nosso grupo era constituído por 37 indivíduos mas haviam outros vários grupos de Portugal)  às voltas nesse belíssimo país que é a Turquia. E se as expectativas não fossem aquém (apesar de muitas pessoas, anteriormente, me terem dito que tinham visitado e adorado o país), a Turquia revelou-se bem diferente do esperado.

O país é fascinante: desde as paisagens (as numerosas mesquitas e os seus minaretes são lindos) , a simpatia das pessoas (numa cultura e mentalidade considerada "antiquada"), o estado ser laico (apesar da religião predominante ser a muçulmana, o governo não se rege por ela), a utilização das energias renováveis (quase todas as habitações possuiam painéis solares), a existência de uma exuberante e caótica cidade como Istambul, que apesar não ser a capital possui mais habitantes do que Portugal e um sem número de bandeiras turcas a demonstrar o nacionalismo e orgulho turco, na grande maioria das casas e até no cimo das montanhas.


Balão com a bandeira Turca (Capadócia) 


A companhia aérea foi a Turkish Airlines e todo o roteiro da viagem, programado pela Nortravel, foi o seguinte:
1º dia- Lisboa/Istambul/Izmir
2º dia- Izmir/Éfeso/Hierápolis/Pamukkale
3º dia- Pamukkale/Capadócia
4º dia- Capadócia
5º dia- Capadócia/Ankara
6º dia- Ankara/Istambul
7º dia- Istambul
8º dia- Istambul/Lisboa

No primeiro dia foram realizados dois voos: o primeiro, do aeroporto de Lisboa com destino ao aeroporto de Ataturk, em Istambul e o segundo de Istambul para Izmir. Apesar da comida ser razoável (a típica dos aviões), os sumos (em particular o sumo de laranja ou sumo de "portukal"em Turco) e os snacks de frutos secos (avelãs) eram muito bons.
Em Istambul, após as formalidades alfandegárias (é necessário um visto, autocolante, no passaporte, conforme se pode ver na próxima foto) e da confusão para conseguir ir para o segundo avião (e consequentemente fazer o percurso Istambul-Izmir), ainda nos deram lugares separados (que pelo que percebi, é prática comum, separarem homens e mulheres) nele. Felizmente, haviam umas colegas de viagem impecáveis que nos facilitaram e trocaram de lugares, tanto nesta viagem como no voo final do último dia.




Quando chegamos ao aeroporto de Izmir, lá estava a nossa guia Sheffika à nossa espera, apesar de ser Turca falava bastante bem o Português (até andava com um dicionário de Turco-Português), que nos acompanhou durante toda a semana até chegarmos ao aeroporto, na viagem de regresso. No primeiro dia, prontamente, levou-nos para o Hotel Movenpick, bem bom e com direito a ceia e tudo (quando chegamos era meia-noite, hora local).
Ainda demos umas boas risadas quando vimos que havia uma janela enorme a separar a casa de banho do resto do quarto e uma torneirinha incorporada na sanita. E por falar em sanitas, não me posso esquecer de referir que em muitos restaurantes de beira de estrada e outros locais, estas consistiam num buraco no chão!!!



4 comentários:

  1. ah pois..nada de confusões, não é muito conveniente as mulheres viajarem juntamente com os homens...mas desconhecia que essa (regra)também fosse seguida na aviação daquele país. Mas, afinal, estamos sempre a aprender.Há muito que a minha filha quer ir à Turquia e até já fez um roteiro do que mais gostava de visitar.E nele constam alguns dos locais da vossa viagem.Quem lá foi diz ser um país muito interessante. Tenho grandes expectativas nessa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Acho que vão gostar...eu adorei (e o meu marido também) apesar de algumas supresas e percalços que surgiram pelo caminho (veja os meus próximos posts)! Bj

    ResponderEliminar
  3. Não conheço a Turquia por isso quero ver os próximos posts para vislumbrar um pouco desse país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sim AnaP. ver as aventuras e desventuras da nossa viagem! beijinho.

      Eliminar