segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sul de Itália (Nápoles e Pompeia)

No dia seguinte (do cruzeiro) atracamos no porto que fica bem no centro de Nápoles, a cidade mais populosa do sul da Itália, extremamente desorganizada, a terra da Camorra (Máfia), da pizza e do esparguete. Aí fizemos uma visita panorâmica (de autocarro) pelas ruas, vendo os principais monumentos e o caos da cidade (quase todos os carros estavam batidos e o trânsito era infernal, apesar de nem ser hora de ponta).


O Vesúvio no fundo, o nosso navio no centro da cidade

Castel dell' Ovo


E de autocarro, fomos para Pompeia onde fizemos a visita guiada durante duas horas, a essa deserta mas autêntica e bem conservada cidade-museu. Vimos, antes disso, ainda uma pequena loja com a produção e a venda de bonitos camafeus (pequenas figuras em relevo, esculpidas a a partir de conchas ou coral), de conchas, relógios, tabuleiros de xadrez e provamos a famosa e deliciosa bebida local, o limoncello (licor de limão).


Exemplos de camafeus


A antiga Pompeia era uma das importantes cidades no sul de Itália com um movimentado e rico porto, no auge do Império Romano. Situada a pouco mais de 20 km de Nápoles, a sua terra muito fértil (vimos citrinos enormes da região em bancas expostas junto à entrada) é devida à sua proximidade com o vulcão Vesúvio, que continua activo actualmente (mas a ser monitorizado constantemente).

A 24 de Agosto de 79 d.C o Vesúvio entrou em erupção e destruiu as cidades mais próximas. Pompeia, uma delas, ficou soterrada e escondida durante 1600 anos até ter sido descoberta (por mero acaso) numa escavação, aquando da construção de um aqueduto.

Considerado o pior desastre natural da antiguidade, a destruição foi tão avassaladora que, em menos de 18 horas, foram libertados cerca de 10 bilhões de toneladas de pedra-pomes, rochas e cinzas, provocando a morte de 5000 pessoas.










A erupção do vulcão permitiu uma intensa chuva de cinzas e de lama, a uma velocidade de mais de 1000 km/h,  que cobriram e moldaram os corpos das vitimas, o que fez com que fossem encontrados exactamente no local, quando foram atingidos.








As ruas estão quase intactas assim como os templos, as lojas e as casas...


Recipientes para conservação de alimentos

... e até um bordel onde haviam vários compartimentos com desenhos e camas para diversas posições sexuais. No interior das habitações a presença de frescos demonstra bem o nível cultural de há 2000 anos atrás.



E desta vez tivemos tempo suficiente para apreciar Pompeia, tanto que ainda fomos almoçar no barco e aproveitar o resto do dia na nossa bela e grande casa flutuante!


Vista sobre o Vesúvio do barco





Sem comentários:

Enviar um comentário