sábado, 13 de agosto de 2011

Livorno (Florença e Pisa)

Saimos bem cedo do porto de Livorno, em direcção a Florença e Pisa, numa excursão organizada pela Pullmantur.


Torre de Pisa

A região de Livorno está localizada na Itália Central (sim...a nossa primeira vez em Itália), na zona da Toscana.

Depois de duas horas de autocarro, chegamos finalmente à cidade de Firenze (Florença, em Português): um autêntico museu ao ar livre (sim...sei que já devem ter ouvido isto umas mil vezes), o berço do Renascimento Italiano (o período histórico que eu mais gostei de estudar) e uma das mais belas do mundo. Esta cidade foi governada pela familia Médici que muito contribuiu para o seu desenvolvimento, nos séculos XV-XVIII. Cheia de monumentos fantásticos, de belissimas catedrais e igrejas de estilos e épocas diferentes, de cenário de obras de Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Boticelli, Donatello, Rafael Sanzio, esta cidade é fantástica. Aqui, também, nasceram muitos papas: Leão X, Clemente VII, Clemente VIII, Leão XI, Urbano VIII e Clemente XII.

Demos uma caminhada até à Basílica di St. Maria del Fiore e vimos os seus locais mais turísticos (Palazzo Vecchio, Baptistério San Giovanni, Galleria degli Uffizi, Ponte Vecchio Santa Maria Novella), a pé.

A Basílica di St. Maria del Fiore é uma catedral com uma enorme cúpula (de facto é o cartão-postal da cidade), uma obra de arte gótica e resultante de um trabalho de vários séculos (desde o século XIII). É a quarta maior igreja da Europa, com 153 m de comprimento e 116 m de altura.

Parte da fachada da entrada principal da catedral

Pormenor da porta de bronze na entrada principal

Cúpula da catedral


Em frente à catedral existe o baptistério San Giovanni, cujo destaque vai para as "portas do Paraíso", um lindissimo pórtico que aparenta ser feito de ouro maciço (obviamente não é). Um baptistério era um local onde eram baptizadas as pessoas, uma vez que não podiam entrar nas igrejas sem ter esta celebração.



O Palazzo Vecchio é um palácio localizado na Piazza della Signoria, considerado o símbolo do governo local e grande parte do seu interior é um valioso museu. Começou a ser construído em 1299, terminado 15 anos depois, mas a partir daí tem sido ampliado e renovado, constantemente. A Torre de Arnolfo (do qual faz parte) começou a ser construído em 1310 e tem 94 m de altura.


Esculturas em frente do Palazzo Vecchio


                                                                   Torre de Arnolfo



A Galleria degli Uffizi (em Português: Galeria dos Ofícios) é um dos mais importantes museus do mundo.  Junto ao museu, em nichos exteriores, existem 28 esculturas dedicadas às várias personalidades famosas da Toscana, incluindo famosos mestres e cientistas (Galileu, Leonardo da Vinci, Dante, Donatello, Giotto, Maquiavel e Pier António Micheli, um notável botânico do século XVIII pelos seus amplos conhecimentos no estudo de fungos).


Esculturas de Galileu e Micheli

A Ponte Vecchio é uma ponte em arco medieval sobre o Rio Arno e existem lá uma série de lojas, em particular ouriversarias e joalharias. Pensa-se que tenha sido construída no período da Roma Antiga e fosse originalmente em madeira. E foi uma das poucas pontes a não ser destruída durante a Segunda Guerra Mundial.




A Santa Maria Novella é uma igreja construída no lugar de um antigo oratório, no século XI, ampliado nos séculos seguintes e consagrada no século XV.




Estivemos ainda a ver pequenas lojas de recordações (num mercado ao ar livre, conforme foto abaixo) e objectos de madeira (parece que o personagem de desenhos animados Pinóquio foi inventado aqui).




Na loja do Pinóquio

Depois do almoço, partimos para Pisa, novamente de autocarro (haviam alguns que aproveitaram para dormir...pudera, com a noite anterior).
Estava bastante calor e a guia alertou-nos para o facto de não comprarmos nada aos vendedores ambulantes, sob pena de multa (aqui quem compra é quem paga a multa)!
Depois de 15 minutos a pé (e de tentar resistir aos vendedores) chegamos a Piazza dei Miracoli, onde estivemos no interior da catedral. Esta catedral começou a ser construída no século XI. A sua fachada é constituída por pedra branca, mármore acinzentado e colorido. As portas são de bronze.



  Fachada principal da catedral




Depois estivemos no interior do baptistério de São João. Começou a ser construído no século XII e só terminado dois séculos mais tarde. Apresenta 55 m de altura e é o maior de Itália com 107 m de circunferência. De estilo românico, também é feito de marmóre e devido ao solo instável arenoso em que se encontra, apresenta quase um grau de desnível em relação à catedral. O seu interior quase vazio e a adição de uma parte externa no telhado garante uma notável acústica (confirmamos isso, já que na hora do fecho ouvimos alguns cânticos de uma funcionária, impressionante como aquele espaço amplia o som).







A pequena cidade de Pisa, a terra natal de Galileu Galilei não podia estar completa sem a atracção principal, que sem dúvida é a famosa torre inclinada ou campanário. Começou a ser construída em 1173, ao fim de 5 anos de construção (quando estavam no 3º andar) a torre começou a inclinar-se para o lado sudoeste, devido a uma fundação mal construída e a um solo de base mal compactado, e tentaram resolver a situação, construindo andares com lados mais altos que os outros (mas sem sucesso). Há duas décadas atrás foram realizados trabalhos para evitar a derrocada da torre. A adição de contra-pesos de chumbo e a remoção de terras da base garantem a segurança da mesma por mais dois séculos. Actualmente tem quase 4% de inclinação, nos seus 60 m de altura.
Por falta de tempo, não subimos a torre mas tiramos algumas fotos de fora (daquelas bem parvas a tentar agarrar ou a empurrar a torre...haha).





Sei que foram poucas horas passadas na capital e na maior região da Toscana (Florença) e que ficou muita coisa para ver, sentir e viver...



Sem comentários:

Enviar um comentário