domingo, 5 de junho de 2011

Londres IV (Westminster)

No dia seguinte, saímos de comboio bem cedo para a estação de Victoria Station e passamos bem perto de Buckingham Palace. O dia estava lindo (para a Grã-Bretanha é claro): um brilhante céu azul, com apenas algumas nuvens!

Apesar de estar fechado (eram oito da manhã, queriamos aproveitar bem o dia), não resistimos a tirar algumas fotos da mais famosa residência da familia Real. Este palácio foi construído em 1705 para o 1º Duque de Buckingham como sua residência na cidade e depois foi mandado ser transformado num grande palácio, no século XIX, para a rainha Victoria.

Portão do Palácio de Buckingham
Monumento à Rainha Victoria

Estivemos a passear no St James's Park, passamos por St Jame's Palace (construído por rei Henrique VIII num antigo hospital de leprosos, actualmente é residência do príncipe Carlos) e por Cabinet War Rooms (actualmente museu, foi o quartel general de Winston Churchill na 2ª Guerra Mundial), a ver os edificios antigos (todos eles muito bem conservados) e depois estivemos quase uma hora na fila para visitar a Westminster Abbey (mas vale a pena, pois é lindissima).


Um dos lindos parques onde passamos: St Jame's Park

St. Jame's Palace

Monumento junto à entrada de Cabinet War Rooms

Fachada dos edificios

Mais uma vez tive a frustração de não puder tirar fotos do interior da abadia de Westminster,  mas só vos digo que o tecto da nave faz lembrar a catedral de Bath (descrito num post anterior) mas numa escala bem maior (pudera, tem o tecto mais alto de Inglaterra com 31 m de altura).

Esta catedral, fundada no século XI, tem sido palco de inúmeras cerimónias reais, desde 1066 com a coroação do rei Guilherme, passando pela coroação da rainha Isabel II (em 1953, a primeira a ser transmitida pela televisão) até ao mais recente e mediático casamento real, do principe William, há apenas dois meses.

Estão sepultadas, aqui, ilustres pessoas da realeza, de cavaleiros medievais e de outras personalidades famosas. Por exemplo, aqui estão os túmulos da rainha Isabel I, rainha Mary dos Escoceses, rei Charles II, Darwin, Dickens, Newton entre muitos outros.

E todos aqueles espaços no seu interior são fantásticos: a sala do capítulo (sala, essa, octogonal com 6 enormes vitrais a toda a volta e o chão de azulejos do século XIII), o museu (que contém muitos tesouros como esculturas dos monarcas em madeira, gesso e cera), o santuário (onde são realizadas as coroações), a capela Henrique VII (do séc. XVI) e o claustro (apesar de bem simples, é o que resta da antiga igreja normanda).


Entrada Norte (onde nós entramos)

Fachada oeste da Abadia

E depois fomos tirar mais fotos do Big Ben e do Parlamento Britânico, desta vez com sol!



E fomos então para Greenwich!


2 comentários:

  1. Olá Marta!
    Estou a planear a minha viagem a Londres e os teus posts estão a ajudar-me imenso :)
    Como vamos poucos dias e para nós o London Eye e o Madame Tussaud são obrigatórios, não queriamos gastar muito mais dinheiro em entradas... Mas já vi que tanto a St Paul's Cathedral e a Westminster Abbey valem a visita... Se tivesses de optar por uma, qual aconselharias?

    ResponderEliminar
  2. Olá Traveling and Living,

    Ambas são lindas. Mas se tivesse de optar por uma agora (depois de ambas visitadas) escolheria a Westminster Abbey, apesar de ter perdido algum tempo (uma hora) na fila, à entrada.
    Qualquer outra questão em relação a Londres estou ao dispor. Bj

    ResponderEliminar