segunda-feira, 16 de maio de 2011

Grã-Bretanha

Sei que tenho andando desaparecida deste blog, mas é por uma boa razão. Sim, fui viajar e confesso que preparar e planear uma viagem dá muito mais trabalho de que quando se compra o pacote numa agência de viagens que nos dá a papinha toda feita e é só pagar. Mas pela primeira vez preparamos o roteiro dos 11 dias de férias, no qual percorremos alguns trajectos da ilha da Grã-Bretanha. Estivemos no País de Gales, Inglaterra e Escócia.

Foram horas a ver os preços dos melhores voos para os diversos locais da ilha, dos hotéis, mails e telefonemas para ficar em casa de amigos, o aluguer do carros, os horários e preços dos autocarros, comboios e possíveis excursões.

Irão ser feitos vários posts desta viagem o  que deverá levar algum tempo, pois seleccionar as melhores entre as 3200 fotos não irá ser tarefa fácil (lol).


De autocarro Cardiff-London

Uma das ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do Reino Unido designa-se por Grã-Bretanha. Esta é constituída a norte pela Escócia, a Inglaterra a sul e o País de Gales a oeste.

Esta está delimitada pelo Oceano Atlântico, pelo Mar do Norte e pelo Canal da Mancha. Além dos majestosos castelos e das belas aldeias, a Grã-Bretanha tem muito mais para oferecer. Catedrais, casas senhoriais com os seus belos jardins, parques clássicos, costumes antigos, multi-variedade de regiões, línguas diferenciadas como o Gaélico Escocês (na Escócia) ou o Galês (no País de Gales), vários dialectos e sotaques, agricultura (quase 3/4 dos campos são utilizados para esta): trigo, cevada, beterraba, batata e no Verão podem-se ver os campos amarelo-vivo da mostarda ou azul-forte do linho. As típicas aldeias são construídas à volta do pub local, num ritmo de vida calmo.

Desde 1066 que esta ilha tem sido tentada a ser invadida mas sem  resultado. A ocupação romana em 43 d.C durante 350 anos não deixou grandes vestígios, uma vez que os traços anteriores foram rapidamente substituídos pelos dos povos nórdicos. No século XVI até a Igreja Católica foi substituida por uma com menos dogmas: a Igreja Anglicana.

Há várias diferenças com a restante Europa: a condução é feita pelo lado esquerdo (o volante está do lado direito e a alavanca de mudanças no lado esquerdo). A moeda é a Libra, de maior valor económico que o Euro. Até as medidas são diferentes, por exemplo não se utilizam Km mas sim milhas (uma milha é o equivalente sensivelmente a 1609 m).

A nossa viagem iniciou num voo de Faro para Bristol. Ficamos a dormir duas noites em St. Mellons (Cardiff). Depois fomos de autocarro para Londres onde dormimos cinco noites. Fomos de comboio para York onde fomos buscar outro carro alugado. Dormimos duas noites em Edinburgh e a última noite em Aberford (perto de Leeds, England), uma vez que apanhamos o voo de retorno de Doncaster (centro de Inglaterra) para Faro!

Na viagem de comboio para York, a beber um dos milhentos hot chocolat

Sem comentários:

Enviar um comentário